No passado dia 10 de dezembro de 2024, os alunos do 9.ºA e do 11.ºI participaram numa visita ao Parque Biológico de Gaia, organizada no âmbito da parceria entre o PCE da ESDJGFA e o Parque Biológico de Gaia, com a colaboração do Clube Ciência Viva GFA e do PES.
Esta experiência pedagógica e cultural teve como principal objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, de uma forma prática e interativa, ao explorar o processo de fermentação do pão e a biodiversidade do nosso país.
A atividade principal da visita foi a confeção de broa, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender as técnicas tradicionais utilizadas para produzir este alimento típico português. A experiência foi enriquecedora e repleta de aprendizagens significativas, como comprovam os testemunhos recolhidos:
Lucas Carlos (9.ºA): “No dia 10 de dezembro de 2024, houve uma visita ao Parque Biológico de Gaia, onde aprendemos sobre o processo tradicional da confeção de broa. A visita agregou o nosso conhecimento cultural e tradicional, com direito a degustação do produto final.”
Beatriz, Rafael e Luana (9.ºA): “A principal atividade que realizámos na nossa visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia foi a confeção de uma broa. Aprendemos o modo como fazer esta, os ingredientes utilizados e as técnicas e instrumentos necessários! Durante o cozimento da broa, aproveitámos para dar uma volta ao Parque onde pudemos ver diferentes animais e plantas! Achamos que estas visitas são extremamente importantes para manter vivos os nossos costumes e tradições!”
Clara Silva (11.ºI): “O Parque Biológico de Gaia proporcionou-nos uma oportunidade de descobrir o que é preciso para que uma broa seja feita como antigamente. Aprendemos sobre a mistura de farinha de milho, centeio e trigo e vimos a masseira em ação, bem como se manipulava a massa. Também aprendemos sobre a importância de uma plantação de cereais. O forno, obviamente, foi uma das nossas partes favoritas. Lá, a broa foi assada, benzida e levedada, tornando-se um ‘prato’ típico preservado juntamente com a história a ele associada.”
Leonor Santos, Carolina Vilarinho, Fernando João Santos, Miguel, Yara e Guilherme (9.ºA): “No dia 10 de dezembro foi realizada uma visita ao Parque Biológico de Gaia sobre o processo de formação da broa. Aprendemos a fazer broa a partir dos cereais e também os nomes das máquinas utilizadas para o fazer. Foi uma visita muito agradável e conseguimos adquirir mais conhecimento. Também vimos os campos onde se vão buscar o trigo, o centeio e o milho para a fazer.”
Além da atividade principal, os alunos exploraram a biodiversidade do parque, conhecendo melhor as espécies animais e vegetais autóctones, numa experiência que conjugou tradição, ciência e natureza.
Esta visita revelou-se uma oportunidade ímpar para reforçar o conhecimento científico e cultural dos alunos, ao mesmo tempo que fomentou o convívio e a valorização do património natural e das tradições portuguesas.
A ESDJGFA agradece ao Parque Biológico de Gaia e a todos os envolvidos nesta atividade pelo impacto positivo e pelas memórias criadas para os nossos alunos.
Comments